NOSSA HISTÓRIA

NOSSA HISTÓRIA

COMEÇOS DA IGREJA

No ínicio do ano de 1930 , Chegou em Acaú o Srº. Antonio José do Norte, que era Professor e natural do Rio Grande do Norte, e que veio de Recife.

No dia 24 junho, o nosso nobre missionário prega a respeito de João Batista , daí surgem muitas dificuldades e da oposição de pessoas do Catolicismo Romano e apoiado pelo delegado, desejosos de impedir a todo custo, que o evangelho fosse pregado.

Guiado pelo espírito missionário Antonio do Norte, homem de visão, viu a necessidade desde o início de fundar uma igreja, com o pequeno grupo convertido durante os cinco anos de trabalho em nossa terra. Assim foi que, aconteceu a inauguração da Primeira Igreja Batista em Acaú, no dia 29 de dezembro de 1935 com os irmãos de toda região, que foram convertidos pela pregação de Antonio José do Norte, na ocasião pregou o Pastor Severino Batista, vindo de Recife.

Foram os membros fundadores: Amália, Ismar, João Bispo, Joana Bispo, Luiza bispo, Alice Souza, Lenita, Benedito, Lira José Grande, Iracy Guedes, João Guedes, Severina Guedes, Antonio Guedes, Elvira Guedes, Senhorinha de Melo, Vemézio, Ana, Albertina, Josefa, Senhorinho, D. Eulina, Maria Luiza, Dona França, Cotilde, Angélica, Luzinete, Rosa, Euda, Maria Madalena, João Pinto, Custódio, Luizita, Zé do Rio, Celina,João das Neves, Cecília, Orminda Alves, Honorato e Joaquim Roberto de Lima.

Ficou assim constituída a Primeira Igreja Batista em Acaú, tendo à frente dos seus trabalhos o Pastor Francisco Gregório. Com pouco tempo de organização, se converte também José Russo, Laércio Guedes, Antonio Bune, Maria Luiza, José Guedes, Zuzú, Maria José filha de Antonio do Rio.

A Igreja se reunia numa casa que fora doada pelo ilustre Joaquim Roberto de Lima, que com pouco tempo de organização, em virtude do seu rápido crescimento os irmãos resolveram construir o primeiro templo, com a ajuda de Luiz Amendoim que era construtor, os materiais foram trazidos de Recife de barco.

DESENVOLVIMENTO DA IGREJA

Desde cedo a Igreja sentiu que era necessário levar a mensagem do evangelho aos perdidos, e sai pela região, começando funda a Primeira Igreja Batista de Pitimbu, seguindo-se veio a Primeira Igreja Batista de Taquara e por Caaporã também iam os irmãos, que uniam-se aos irmãos que vinham de Goiana também propagar o amor de Cristo.

Também é filha de nossa igreja a Primeira Igreja Batista em Cabedelo, que fora fundada pelos irmãos que saíram de Acaú, em busca de trabalho e assim se reuniam, e daí foi fundada tal igreja.

MINISTÉRIO PASTORAL DA IGREJA

Em sua história abençoada a Primeira Igreja Batista em Acaú teve os seguintes pastores, cuja memória reverenciamos:

Pr. Francisco Gregório (10 anos)

Pr. José Guedes Pr. Pouciano Marreiros (11 anos)

Pr. Esdras (5 anos)

Pr. Ezídio (3 anos)

Pr. José Costa

Pr. Jorge

Pr.Renilton

Pr. Carlos Rolemberg (2 anos)

Pr. Givam

Pr. Emanuel

Pr. Israel

Pr. Vandí

Pr. Junior (ATUAL)

Serviram também Pastores e obreiros auxiliares:

Srº.Antonio José do Norte

Pr. Severino Batista José Leitão

D. Dorcas Srº.Marcelino

Srº.Joaquim

Pr. Valdevino

Pr. Antonio Olimpio

Srº. Nogueira

IGREJAS FILHAS DA PIB DE ACAÚ

1ª Igreja Igreja Batista de Pitimbu

1ª Igreja Igreja Batista de Taquara

1ª Igreja Igreja Batista de Cabedelo

A PRIMEIRA IGREJA HOJE

A Igreja hoje conta com excelente liderança , constituída de homens e mulheres preparados, cujas aptidões naturais e dons do Espírito têm sido colocados a serviço do Senhor, o que lhe garante estabilidade e tranqüilidade. A Igreja é atualmente estruturada em ministérios, a saber:

Ministério Pastoral – Pr. Josias Vieira de Santana Júnior

Ministério de Louvor e Adoração – Jean Carlos Barros Batista e Jamily Barbosa

Ministério de Casais – Ivanildo Gonçalves e Rosilene Maria.

Ministério de Teatro e Artes – Joselma Guedes

Missões, Ação Social, Arte, Apoio, Jovens, Escola Bíblica Dominical, Infanto, Juvenil, Recreação e Esportes, Melhor Idade.

Ao chegarmos ao nosso 76º ano de existência e de Testemunho do Evangelho da Graça de Deus, rendemos graças ao Senhor porque as Suas misericórdias se renovam a cada manhã; porque temos em nossos lábios um novo canto de vitória; porque Ele tem feito maravilhas em nosso meio. Alegramo-nos e exultamos com grande júbilo, porque Ele tem sido o nosso Refúgio e Fortaleza, o nosso Castelo Forte.